Game Maker - GML 1 - Editor de Script do GM8
Página 1 de 1
Game Maker - GML 1 - Editor de Script do GM8
Editor de Script do GM8
Primeira aula de Game Maker Language(GML)
Compatibilidade do tutorial:
Para abrir o editor do GM8 abra seu objeto, adicione um evento (Create, Step, Alarm, etc) e vá à aba control e arraste o ícone "Execute a piece of code". Como na imagem:A seguinte janela será aberta:
Os seguintes botões executam as seguintes funções:
- 1- Ok: Clique nesta opção para salvar seus códigos e voltar ao objeto.
- 2- Load a code from a text file: Abri arquivos de texto (.txt) que contenham códigos.
- 3- Save the code to a text file: Salva o código aberto em um arquivo de texto (.txt).
- 4- Print the code: Clique nesta opção para imprimir o código.
- 5- Seta para trás: para desfazer uma ação no código.
- 6- Seta para frente: para refazer uma ação no código.
- 7- Cut: recortar.
- 8- Copy: copiar.
- 9- Paste: Colar.
- 10- Localizar: Localiza uma palavra.
Usado para encontrar e ou substituir alguma palavra ou texto por outro. Um painel será exibido à direita da janela de códigos:
Você pode digitar o texto a ser encontrado na caixa Find. Note que no código de todas as ocorrências do texto econtrado são imediatamente mostradas com um fundo amarelo. Digite o texto a ser substituido na caixa Replace.
Find - funções dos botões:
Next: Seleciona a próxima ocorrência;
Previous: Seleciona a ocorrência anterior;
First: Seleciona a primeira ocorrência;
Last: Seleciona a ultima ocorrência.
Replace - funções dos botões:
Next: Ssubstitui a próxima ocorrência;
Previous: Substitui a ocorrência anterior;
First: Substitui a primeira ocorrência;
Last: Substitui a ultima ocorrência.
Replace All: Substitui todas as ocorrências.
Apllies To (aplicar em):
self: próprio objeto
other: objeto que esta colidindo com este.
Object: escolhe um objeto existente no jogo.
1- Número da linha atual/Número de linhas totais;
2- Posição da barra de edição de texto;
3- Te mostra a linha e a posição do erro;
4- Ativa/Desativa detecção de erros.
Auto-completar de funções e variáveis:
Ao digitar parte de uma função ou variável o GM lista todas as funções, váriaveis e nomes de resources (Sprites, backgrounds, sons, etc) em uma pequena janela:
Para mudar de opção basta usar a rodinha do mouse ou as setas direcionais cima e baixo e para selecionar a tecla Enter ou clique com o botão esquerdo do mouse.
Cores de identificação:
Você pode desativar e ativar as cores do código, para isso pressione F10. As cores do GM8 são:
Texto normal: Preto
Valores: Azul
Comentário: Verde
Constante: Vermelho Escuro
Variáveis: Marrom
Funções: Azul Escuro
Nome de script: Indigo
Nome de resource: Olive
Creditos:
Game Maker Brasil - Alex FC
Tópicos semelhantes
» Game Maker - 0 - Apresentando Engine
» Game Boy - Como jogar com Game Boy Advance Online
» RPG Maker XP - Pokémon 2 - Adicionando um Fakemon no Stater Kit
» RPG Maker XP - Pokémon 1 - Como criar um jogo de Pokémon
» Game Boy - Glitch City
» Game Boy - Como jogar com Game Boy Advance Online
» RPG Maker XP - Pokémon 2 - Adicionando um Fakemon no Stater Kit
» RPG Maker XP - Pokémon 1 - Como criar um jogo de Pokémon
» Game Boy - Glitch City
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos