Game Maker - GML 1 - Editor de Script do GM8

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Game Maker - GML 1 - Editor de Script do GM8

Mensagem  Leon em Sab Ago 31, 2013 7:44 pm


Editor de Script do GM8

Primeira aula de Game Maker Language(GML)


Compatibilidade do tutorial:
Para abrir o editor do GM8 abra seu objeto, adicione um evento (Create, Step, Alarm, etc) e vá à aba control e arraste o ícone "Execute a piece of code". Como na imagem:



A seguinte janela será aberta:



Os seguintes botões executam as seguintes funções:




  • 1- Ok: Clique nesta opção para salvar seus códigos e voltar ao objeto.


  • 2- Load a code from a text file: Abri arquivos de texto (.txt) que contenham códigos.


  • 3- Save the code to a text file: Salva o código aberto em um arquivo de texto (.txt).


  • 4- Print the code: Clique nesta opção para imprimir o código.


  • 5- Seta para trás: para desfazer uma ação no código.


  • 6- Seta para frente: para refazer uma ação no código.


  • 7- Cut: recortar.


  • 8- Copy: copiar.


  • 9- Paste: Colar.


  • 10- Localizar: Localiza uma palavra.


Usado para encontrar e ou substituir alguma palavra ou texto por outro. Um painel será exibido à direita da janela de códigos:



Você pode digitar o texto a ser encontrado na caixa Find. Note que no código de todas as ocorrências do texto econtrado são imediatamente mostradas com um fundo amarelo. Digite o texto a ser substituido na caixa Replace.

Find - funções dos botões:

Next: Seleciona a próxima ocorrência;

Previous: Seleciona a ocorrência anterior;

First: Seleciona a primeira ocorrência;

Last: Seleciona a ultima ocorrência.

Replace - funções dos botões:

Next: Ssubstitui a próxima ocorrência;

Previous: Substitui a ocorrência anterior;

First: Substitui a primeira ocorrência;

Last: Substitui a ultima ocorrência.

Replace All: Substitui todas as ocorrências.

Apllies To (aplicar em):

self: próprio objeto
other: objeto que esta colidindo com este.
Object: escolhe um objeto existente no jogo.



1- Número da linha atual/Número de linhas totais;

2- Posição da barra de edição de texto;

3- Te mostra a linha e a posição do erro;

4- Ativa/Desativa detecção de erros.

Auto-completar de funções e variáveis:

Ao digitar parte de uma função ou variável o GM lista todas as funções, váriaveis e nomes de resources (Sprites, backgrounds, sons, etc) em uma pequena janela:



Para mudar de opção basta usar a rodinha do mouse ou as setas direcionais cima e baixo e para selecionar a tecla Enter ou clique com o botão esquerdo do mouse.

Cores de identificação:

Você pode desativar e ativar as cores do código, para isso pressione F10. As cores do GM8 são:
Texto normal: Preto
Valores: Azul
Comentário: Verde
Constante: Vermelho Escuro
Variáveis: Marrom
Funções: Azul Escuro
Nome de script: Indigo
Nome de resource: Olive

Creditos:
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